SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2Situações presentes na crise de pacientes psicóticosO luto do idoso diante das perdas da doença e do envelhecimento - Revisão Sistemática de Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MOYANO-DIAZ, Emilio. Enfrentamento, saúde mental e felicidade sob greve e ocupação da universidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 153-167. ISSN 1809-5267.

Identificamos a relação entre estratégias de enfrentamento, saúde mental (SM) e felicidade em trabalhadores de uma universidade em greve e com ocupação estudantil, de acordo com: o status laboral (acadêmico ou administrativo), o grau de concordância com o movimento estudantil e o sexo. Cento e sessenta e dois participantes responderam à Escala de felicidade subjetiva e estratégias de enfrentamento, e à Escala de Goldberg (GHQ12). Obtivemos e discutimos: 1) o uso de humor está associado à SM e à felicidade e esta, à reavaliação cognitiva, ao enfrentamento religioso e ao baixo enfrentamento de evitação; 2) quanto maior o mal-estar pela ocupação, pior a SM; 3) não ter acesso ao espaço de trabalho está associado com pior SM, mas com iguais níveis de felicidade do que aqueles que tiveram acesso; 4) o enfrentamento varia de acordo com o status de acadêmico ou administrativo e com o sexo; 5) SM e felicidade não variam de acordo com o status acadêmico, 6) aqueles que são pró-movimento estudantil apresentam melhor SM do que aqueles que não são o são.

Palavras-chave : Greve-ocupação; Enfrentamento; Saúde mental; Felicidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License