SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2ScriptCoping, mental health and happiness under strike and university occupationThe social thinking of college students about beauty and aesthetics surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

KREUZ, Giovana  and  FRANCO, Maria Helena Pereira. O luto do idoso diante das perdas da doença e do envelhecimento - Revisão Sistemática de Literatura. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 168-186. ISSN 1809-5267.

O envelhecimento é um processo natural, sequencial, individual, acumulativo, universal, que pode ou não, concomitantemente, incluir adoecimentos. O processo de envelhecimento culmina em perdas, assim, gerando lutos. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre os lutos do idoso no processo de envelhecimento e adoecimento, realizada por meio de buscas de artigos científicos em língua Portuguesa, acesso irrestrito, publicados nas bases de dados BVS. Os artigos analisados buscam discutir a multiplicidade de valores e visões acerca do envelhecimento e colaboram para a reinterpretação do conceito de velhice e do modelo assistencial, mostrando que a doença e o envelhecimento são perdas significativas, com ênfase para que tais lutos sejam verdadeiramente reconhecidos e acolhidos pelos profissionais da saúde e pela sociedade.

Keywords : Idoso; Luto; Envelhecimento; Adoecimento; Revisão sistemática de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License