SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2The social thinking of college students about beauty and aesthetics surgeryLacan and the God-infinite of Pascal: considerations about Pascal's wager and the beginning of a psychoanalysis treatment. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VALE, André Luiz Alexandre do  and  CARDOSO, Marta Rezende. Domínio e passividade na economia psíquica de agressores sexuais. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp. 207-217. ISSN 1809-5267.

Este artigo, fundamentado no saber da Psicanálise, é dedicado ao estudo dos mecanismos defensivos em jogo nos atos de violência sexual. Consideramo-los como uma das respostas possíveis do ego diante de uma excitação desorganizadora no mundo interno. Para elaborar esta hipótese, exploraremos a noção de domínio na qual identificamos duas dimensões: dominar o objeto externo por meio do poder, da força e, subjacente a esta, a dominação no mundo interno da invasão de uma força pulsional excessiva. Na relação de domínio, travada nos atos de violência sexual, o objeto deve ser ultrajado, colocado na posição de coisa a manipular. Estes atos, de natureza eminentemente perversa, sinalizam a afirmação de onipotência narcísica do sujeito, como tentativa extrema por parte de seu ego de barrar um vivido de passividade frente a uma alteridade interna inassimilável, na busca de salvaguarda psíquica.

Keywords : Teoria psicanalítica; Violência sexual; Domínio; Narcisismo; Perversão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License