SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Da recusa à demanda de diagnóstico: novos arranjos da medicalizaçãoIdeologia, futebol e violência: uma análise do relatório "Preservar o espetáculo, garantindo a segurança e o direito à cidadania" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BORGES NETO, Pedro Pinheiro  e  PEDROSA, Maria Isabel. Processos de significação de crianças sobre famílias homoparentais. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 21-35. ISSN 1809-5267.

As crianças têm sido postas no centro do debate sobre a homoparentalidade, porém não lhes é dada a possibilidade de expor o que pensam. Surge o interesse de investigá-las, pressupondo que elas produzem significados acerca da realidade e que suas construções se dão na interação social, em contexto cultural. Assim, propomo-nos a ouvi-las. Participaram da pesquisa 12 crianças, de seis a nove anos, em situação de acolhimento institucional na cidade de Recife-PE, as quais formaram grupos de conversa videogravados sobre a história And Tango makes three - dois pinguins machos que adotam Tango, uma pinguim neném. Os resultados analisados qualitativamente apontam que, para as crianças, homoafetividade e homoparentalidade mantêm certa distância. A homoafetividade é marcada com selo de proibição; a homoparentalidade é percebida com estranhamento, seguido por um desejo de assimilação do novo conteúdo. A família homoparental foi concebida como um ambiente cercado de afetos e cuidados com o filho.

Palavras-chave : Criança; Processos de significação; Família; Homoparentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License