SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Ideology, football and violence: an analysis of the "Preservar o espetáculo, garantindo a segurança e o direito à cidadania" reportSocial representations of violence for professionals in the social assistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

NUNES, Filipa  and  MOTA, Catarina Pinheiro. Vinculação aos pais, competências sociais e ideação suicida em adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 52-65. ISSN 1809-5267.

O presente estudo, de natureza quantitativa, teve como principal objetivo analisar o papel da vinculação aos pais e das competências sociais no desenvolvimento de ideação suicida em adolescentes. A amostra foi constituída por 604 indivíduos, com idades entre os 15 e os 18 anos de idade. Para a recolha dos dados, recorreu-se ao Questionário de Vinculação ao Pai e à Mãe (QVPM), ao Social Skills Questionnaire (SSQ) e ao Questionário de Ideação Suicida (QIS). Os resultados apontam para uma predição negativa da qualidade do laço emocional ao pai e da assertividade face à ideação suicida, assim como para a predição positiva da inibição da exploração da individualidade da mãe face à ideação suicida. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, assumindo a relevância das figuras de afeto na forma como os jovens desenvolvem competências sociais e estão mais capazes de ultrapassar as dificuldades, prevenindo o desenvolvimento de ideações suicidas.

Keywords : Vinculação; Competências sociais; Ideação suicida; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License