SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Ideologia, futebol e violência: uma análise do relatório "Preservar o espetáculo, garantindo a segurança e o direito à cidadania"Representações sociais de violência para profissionais da assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NUNES, Filipa  e  MOTA, Catarina Pinheiro. Vinculação aos pais, competências sociais e ideação suicida em adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 52-65. ISSN 1809-5267.

O presente estudo, de natureza quantitativa, teve como principal objetivo analisar o papel da vinculação aos pais e das competências sociais no desenvolvimento de ideação suicida em adolescentes. A amostra foi constituída por 604 indivíduos, com idades entre os 15 e os 18 anos de idade. Para a recolha dos dados, recorreu-se ao Questionário de Vinculação ao Pai e à Mãe (QVPM), ao Social Skills Questionnaire (SSQ) e ao Questionário de Ideação Suicida (QIS). Os resultados apontam para uma predição negativa da qualidade do laço emocional ao pai e da assertividade face à ideação suicida, assim como para a predição positiva da inibição da exploração da individualidade da mãe face à ideação suicida. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, assumindo a relevância das figuras de afeto na forma como os jovens desenvolvem competências sociais e estão mais capazes de ultrapassar as dificuldades, prevenindo o desenvolvimento de ideações suicidas.

Palavras-chave : Vinculação; Competências sociais; Ideação suicida; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License