SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Vinculação aos pais, competências sociais e ideação suicida em adolescentesPercepção de risco de VIH em mulheres homossexuais jovens de Cali, Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ALVES, Roberta Belizário; SILVA, Renata Danielle Moreira; MENANDRO, Maria Cristina Smith  e  TRINDADE, Zeidi Araujo. Representações sociais de violência para profissionais da assistência social. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 66-82. ISSN 1809-5267.

O objetivo foi identificar representações sociais de violência e sua prevenção para profissionais que atendem famílias com direitos violados. Investigou-se também de que forma a família é significada nestas representações. Foi feita análise de um manual de normas técnicas por meio do software Alceste e da análise de conteúdo temática. A violência é concebida como violação de direitos e prejuízo da qualidade de vida. A prevenção da violência é significada como promoção da qualidade de vida, por meio de inserção do usuário no serviço; ações educativas; e trabalho intersetorial. A família aparece frequentemente como elemento presente nas representações da prevenção da violência, como beneficiária, mediadora, parceira e responsável pelo adolescente, e seu sentido varia conforme o conjunto de práticas ao qual se relaciona.

Palavras-chave : Representações sociais; Violência; Prevenção; Família; Assistência social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License