SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Social representations of violence for professionals in the social assistanceFamily influence and Brazilian female executives' career success author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PALMA, Diana M.; CABAL, Juliana Munevar  and  ORCASITA, Linda Teresa. Percepção de risco de VIH em mulheres homossexuais jovens de Cali, Colômbia. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 83-99. ISSN 1809-5267.

A percepção de risco é um processo cognitivo que permite organizar e avaliar a exposição a uma ameaça. Portanto, o objetivo deste estudo é descrever a percepção de risco para o HIV de um grupo de mulheres homossexuais de Cali, na Colômbia. Desta pesquisa, com desenho narrativo, participaram seis mulheres homossexuais. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio de uma análise temática. Os resultados indicam que as mulheres têm um baixo nível de conhecimento sobre o HIV e o uso de medidas preventivas não foi relatado. Verificou-se que suas crenças sobre o HIV foram construídas em interação com seus pares e seus provedores de serviços de saúde. Esses resultados fornecem uma compreensão inicial de como e por que estratégias adequadas de intervenção devem ser desenvolvidas para essa população.

Keywords : HIV; Juventude; Percepção de risco; Mulheres homossexuais; Acesso à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License