SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Representações sociais de violência para profissionais da assistência socialInfluência da família e sucesso na carreira das executivas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PALMA, Diana M.; CABAL, Juliana Munevar  e  ORCASITA, Linda Teresa. Percepção de risco de VIH em mulheres homossexuais jovens de Cali, Colômbia. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 83-99. ISSN 1809-5267.

A percepção de risco é um processo cognitivo que permite organizar e avaliar a exposição a uma ameaça. Portanto, o objetivo deste estudo é descrever a percepção de risco para o HIV de um grupo de mulheres homossexuais de Cali, na Colômbia. Desta pesquisa, com desenho narrativo, participaram seis mulheres homossexuais. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio de uma análise temática. Os resultados indicam que as mulheres têm um baixo nível de conhecimento sobre o HIV e o uso de medidas preventivas não foi relatado. Verificou-se que suas crenças sobre o HIV foram construídas em interação com seus pares e seus provedores de serviços de saúde. Esses resultados fornecem uma compreensão inicial de como e por que estratégias adequadas de intervenção devem ser desenvolvidas para essa população.

Palavras-chave : HIV; Juventude; Percepção de risco; Mulheres homossexuais; Acesso à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License