SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3HIV Risk Perception in Young Homosexual Women from Cali, ColombiaThe concepts of father involvement and experience in studies on fatherhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MOTA, Carolina; CARVALHO NETO, Antonio  and  TANURE, Betania. Influência da família e sucesso na carreira das executivas brasileiras. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 100-115. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste artigo é identificar a influência dos pais na carreira das mulheres brasileiras que fizeram sucesso como executivas. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva com 47 executivas que conseguiram chegar aos três níveis mais altos de 27 grandes organizações. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora tenham crescido em famílias que valorizavam os estudos, foram as mães que mais influenciaram na escolha das filhas para entrar no mercado de trabalho. Mães que queriam ter vivenciado a experiência de ter um trabalho e não tiveram também projetaram esse desejo para a vida de suas filhas. Características pessoais das mães (fortes, corajosas) também influenciaram as filhas a buscarem realização profissional. Já em relação ao pai, os resultados demonstraram que o grande incentivo não foi em relação a ter uma carreira, mas sim em dar enfoque aos estudos.

Keywords : Influência das mães; Sucesso profissional; Mulheres executivas; Contextos social e familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License