SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Influência da família e sucesso na carreira das executivas brasileirasDotação, habilidades sociais e bem-estar subjetivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Milena da Rosa; GABRIEL, Marília Reginato; CHERER, Evandro de Quadros  e  PICCININI, Cesar Augusto. Os conceitos de envolvimento e experiência nos estudos sobre paternidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 116-132. ISSN 1809-5267.

O maior envolvimento da mãe com os cuidados dos filhos levou à proliferação de estudos sobre a relação mãe-bebê e menos sobre a relação pai-bebê. A produção empírica e teórica sobre a paternidade foi afetada, refletindo na escassez de conceitos que podem ser usados nas investigações. Entre os conceitos comumente usados nos estudos, destacam-se os de "envolvimento paterno" e "experiência da paternidade". Este estudo apresenta alguns aspectos teóricos e empíricos associados a esses dois conceitos visando contribuir teórica e metodologicamente para as pesquisas sobre a paternidade. Destacaram-se as características desses conceitos e suas especificidades, ilustrando-os com relatos de pais encontrados na literatura, contribuindo para a sua definição teórica e operacional. Espera-se que este artigo contribua para despertar o interesse dos estudiosos sobre a importância dos estudos sobre a paternidade, muito relevantes em uma sociedade em que os papéis parentais apresentam fronteiras cada vez mais tênues.

Palavras-chave : Paternidade; Experiência da paternidade; Envolvimento paterno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License