SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Dotação, habilidades sociais e bem-estar subjetivoConcepções educativas morais de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos; GALVAO, Lilian Kelly de Sousa; BARBOSA, Miriane da Silva Santos  e  SAMPAIO, Leonardo Rodrigues. Desenvolvimento da justiça distributiva referente à doação de alimentos. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 150-166. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi verificar e discutir como ocorre o desenvolvimento da justiça distributiva da infância para a adolescência, com ênfase na justiça igualitária. Responderam a uma entrevista estruturada que continha uma história sobre crianças que passavam fome e que poderiam ser alimentadas por um personagem fictício, o Sr. Pedro, 158 estudantes de escolas públicas e privadas, de 8 a 18 anos. As informações sobre as crianças variavam: em uma história, as crianças moravam na mesma cidade que a pessoa que podia ajudá-las; em outra, as crianças eram de um país distante; em outra, as crianças eram filhos de terroristas; e, na última, eram crianças que roubavam. Ao final de cada história, perguntou-se se as crianças deveriam receber os alimentos e o porquê. Os resultados demonstraram uma variação das respostas em função da faixa etária dos participantes e da situação-estímulo. Esses resultados foram discutidos, sobretudo, com base na visão epistemológica piagetiana.

Palavras-chave : Justiça distributiva; Justiça igualitária; Crianças; Adolescentes; Psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License