SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Desenvolvimento da justiça distributiva referente à doação de alimentosIntervenção psicológica em vítimas de estupro na cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CAETANO, Lucia Maria  e  DELL'AGLI, Betânia Alves Veiga. Concepções educativas morais de professores. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 167-182. ISSN 1809-5267.

O objetivo desse artigo é apresentar, comparando dois estudos empíricos, um mapeamento das concepções morais de educação de professores quanto à quatro construtos: obediência, respeito, justiça e autonomia, fundamentados na teoria de Jean Piaget. Participaram do primeiro estudo 164 pais/mães profissionais da educação e no segundo 18 professoras. Em ambos os estudos foi utilizado um conjunto com 11 afirmativas inspiradas na Escala de Concepções Educativas Morais. Os resultados do primeiro estudo demonstraram uma considerável diferenciação entre o juízo e a ação moral dos educadores. No segundo estudo, as respostas foram mais comedidas que as encontradas no primeiro estudo. Com base nos resultados considera-se necessário continuar investigando comparativamente a família e escola como contextos de desenvolvimento e educação moral.

Palavras-chave : Concepções educativas morais; Relação escola e família; Epistemologia genética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License