SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Teacher´s moral educational conceptionsEpistemology and practice of mediation: a culture of peace author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SILVA, Erick Pereira da  and  VAGOSTELLO, Lucilena. Intervenção psicológica em vítimas de estupro na cidade de São Paulo. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 183-198. ISSN 1809-5267.

A intervenção psicológica com vítimas de estupro é essencial para a reorganização psíquica da mulher. Este estudo objetivou analisar, por meio da experiência profissional de psicólogas, as especificidades do processo de intervenção terapêutica em mulheres vítimas de estupro. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com cinco psicólogas que atuam em serviços públicos de saúde - hospitais e em Centros de Referência a vítimas de violência sexual - na cidade de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo. As vítimas ingressam no atendimento com vivências intensas de angústia, sentimentos de tristeza, vergonha, medo e culpa. Algumas profissionais fazem uso de procedimentos específicos como hipnose, inventários e técnicas projetivas. De modo geral, o trabalho psicoterápico, focal ou não, visa criar condições para que as vítimas superem o evento traumático e retomem sua rotina.

Keywords : Violência contra a mulher; Agressões sexuais; Tratamento; Saúde mental; Atuação do psicólogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License