SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Concepções educativas morais de professoresEpistemologia e prática da mediação: por uma cultura de paz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Erick Pereira da  e  VAGOSTELLO, Lucilena. Intervenção psicológica em vítimas de estupro na cidade de São Paulo. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 183-198. ISSN 1809-5267.

A intervenção psicológica com vítimas de estupro é essencial para a reorganização psíquica da mulher. Este estudo objetivou analisar, por meio da experiência profissional de psicólogas, as especificidades do processo de intervenção terapêutica em mulheres vítimas de estupro. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com cinco psicólogas que atuam em serviços públicos de saúde - hospitais e em Centros de Referência a vítimas de violência sexual - na cidade de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo. As vítimas ingressam no atendimento com vivências intensas de angústia, sentimentos de tristeza, vergonha, medo e culpa. Algumas profissionais fazem uso de procedimentos específicos como hipnose, inventários e técnicas projetivas. De modo geral, o trabalho psicoterápico, focal ou não, visa criar condições para que as vítimas superem o evento traumático e retomem sua rotina.

Palavras-chave : Violência contra a mulher; Agressões sexuais; Tratamento; Saúde mental; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License