SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Intervenção psicológica em vítimas de estupro na cidade de São PauloCrenças parentais sobre os filhos com Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CUNHA, Pedro  e  MONTEIRO, Ana Paula. Epistemologia e prática da mediação: por uma cultura de paz. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 199-207. ISSN 1809-5267.

Procuramos analisar a estreita relação estabelecida entre a existência de conflito, a procura da paz e a mediação, entendida esta hoje, em Portugal, como uma atividade socioprofissional com múltiplas formas de abordagem, aplicável em distintos campos de atuação e passível de integrar diferentes modelos de intervenção. De fato, a mediação pode inscrever-se num amplo contexto de pacificação social, que pode tomar formas tão díspares como uma simples via alternativa de resolução de conflitos, um meio autêntico, eficaz e construtivo de resolução de conflitos, um importante modo de regulação social ou um verdadeiro modelo de intervenção social. Independentemente dessas circunstâncias que delimitam, simultaneamente, sua epistemologia e sua pragmática, a mediação preconiza, sem exceção, o empoderamento dos indivíduos que a procuram e a alteração das suas premissas conflituais iniciais para um acordo que se pretende "co-construído" pelos intervenientes. Muitas e pertinentes questões podem, assim, ser colocadas e isso é o que nos propomos debater.

Palavras-chave : Mediação; Conflito; Relação conflito-mediação; Paz.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License