SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Epistemology and practice of mediation: a culture of peaceThe Youth Space Project as a practice of the juvenile leadership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PORTES, João Rodrigo Maciel; VIEIRA, Mauro Luis; FARACO, Ana Maria Xavier  and  NUERNBERG, Adriano Henrique. Crenças parentais sobre os filhos com Síndrome de Down. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 208-223. ISSN 1809-5267.

O objetivo dessa pesquisa é investigar as crenças sobre as práticas de cuidado que pais e mães têm sobre os seus filhos com Síndrome de Down. Participaram 24 mães e 19 pais de crianças com SD. As crianças tinham média de idade de 22 meses. Utilizou-se como instrumento a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados por meio de análise estatística do tipo descritiva e testes paramétricos. A análise dos resultados revelou que existem especificidades por parte do pai e da mãe no cuidado com os filhos. As mães realizam mais práticas de cuidados primários que os pais, embora ambos os genitores enfatizem essa prática quando comparada as práticas de estimulação. Esses resultados são discutidos em termos de características do desenvolvimento infantil associadas ao contexto ambiental e cultural.

Keywords : Síndrome de Down; Práticas de criação infantil; Pais; Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License