SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Crenças parentais sobre os filhos com Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira; DA SILVA, Adriana Alves  e  MELO, Patricia Diógenes de. Projeto Espaço Jovem como exercício do protagonismo juvenil. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp. 224-229. ISSN 1809-5267.

O artigo apresenta a experiência do projeto de extensão Espaço Jovem, realizado pelo Instituto Federal da Paraíba - campus Sousa, em uma escola de ensino médio e objetivou ampliar a rede de comunicação sobre os direitos das pessoas deficientes na perspectiva da construção de uma escola inclusiva e de uma cultura de paz. A metodologia privilegiou a formação de 20 estudantes em oficinas por meio das quais circulou informações sobre os direitos das pessoas deficientes e ações relacionadas à convivência com as diferenças. O projeto contribuiu para reconfigurar os conceitos de deficiência e protagonismo juvenil, ao tempo em que desafiou os educadores a desenvolver uma competência técnica e sensibilidade pedagógica capaz de considerar as contradições do protagonismo juvenil na escola.

Palavras-chave : Educação; Inclusão; Protagonismo Juvenil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License