SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Usuários de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas: perfil e prevalência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FONTGALLAND, Rebeca Cavalcante; MOREIRA, Virginia  e  MELO, Cynthia de Freitas. A experiência de ser empático para o psicoterapeuta humanista-fenomenológico iniciante. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 5-20. ISSN 1809-5267.

A compreensão empática é um conceito fundamental na psicoterapia humanista-fenomenológica, e que representa um desafio para os psicólogos iniciantes. Esta pesquisa objetiva compreender a experiência de ser empático para o psicoterapeuta humanista-fenomenológico iniciante. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, na qual 25 estagiários de clínica-escola em Fortaleza participaram de uma entrevista aberta, cujos dados foram submetidos à análise fenomenológica mundana. Os resultados mostram que a experiência de ser empático se apresenta como algo a ser construído em cada sessão, permitindo que o terapeuta se aproxime de seu cliente e acolha o seu sofrimento. Isso ocorre através da redução fenomenológica que, como ferramenta metodológica, tem muito a contribuir para a realização da compreensão empática. Conclui-se que a empatia se confirma como figura central na psicoterapia, podendo ser facilitada pela redução fenomenológica.

Palavras-chave : Empatia; Rogers; Psicoterapeuta Humanista-Fenomenológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License