SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1The experience of being empathic to the beginner humanistic-phenomenological psychotherapistThe youth released from the social-educative detention procedure: psychosocial repercussions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MADALENA, Tatiana Silveira  and  SARTES, Laisa Marcorela Andreoli. Usuários de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas: perfil e prevalência. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 21-36. ISSN 1809-5267.

O estudo teve por objetivo avaliar a prevalência, o perfil e as diferenças entre gênero em usuários de crack atendidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) da Zona da Mata, Minas Gerais, Brasil. Para avaliar a prevalência, inicialmente entrevistou-se todos os 34 indivíduos que deram entrada nas CTs num período de dois meses, dos quais 82,4% era por uso de crack. Em um segundo momento, para o estudo de perfil, foram entrevistados 54 homens e 18 mulheres por meio de um questionário contendo informações sociodemográficas, Teste de triagem do envolvimento com álcool, tabaco e outras (Assist) e o Addiction Severity Index (ASI6). A amostra foi caracterizada predominantemente por homens, solteiros, adultos (30 anos), sem trabalho, dependentes da família, com defasagem escolar, classe média e religião protestante. Dependentes de múltiplas drogas, com histórico e problemas recentes de violência, legais, psiquiátricos, bom suporte sociofamiliar e poucos problemas de saúde. As mulheres apresentaram especificidades de problemas psiquiátricos e histórico de abuso sexual e de guarda de filhos. Os resultados fornecem melhor compreensão sobre a população atendida em CTs, que ainda são pouco reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Keywords : Cocaína Crack; Comunidade Terapêutica; Prevalência; Perfil Epidemiológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License