SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Usuários de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas: perfil e prevalênciaNicho de desenvolvimento: ambiente, crenças e práticas de cuidadores formais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ANDRADE, Marcela Silva  e  BARROS, Vanessa Andrade de. O jovem egresso da medida socioeducativa de internação: repercussões psicossociais. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 37-53. ISSN 1809-5267.

Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, buscamos analisar o retorno ao convívio social de jovens egressos de medida socioeducativa de internação, articulando o significado da medida para os jovens e suas condições concretas de vida extramuros. Fundamentada no referencial teórico e metodológico da Ergologia, em diálogo com a Psicossociologia e com a Criminologia Crítica, procurou compreender significados e sentidos que são produzidos pelos jovens egressos e entender o crime enquanto uma construção histórica. Realizamos entrevistas com jovens desligados da medida e com profissionais da área, além de análise documental. Concluímos que a medida socioeducativa é uma pena, e não um bem ofertado ao jovem. No retorno à sociedade, os jovens enfrentam enormes desafios, sua vulnerabilidade social não diminui e é agravada pelo estigma da privação de liberdade. Faz-se necessário encontrar novas formas de resolver nossos conflitos sociais.

Palavras-chave : Egresso de medida socioeducativa; Adolescente; Ergologia; Psicossociologia; Criminologia Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License