SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1The youth released from the social-educative detention procedure: psychosocial repercussionsPrejudice towards obesity: social representations in printed media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BRITO, Jeisiane Lima; MAGALHAES, Celina Maria Colino  and  KHOURY, Hilma Tereza Tôrres. Nicho de desenvolvimento: ambiente, crenças e práticas de cuidadores formais. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 54-68. ISSN 1809-5267.

O objetivo desta pesquisa foi aplicar o conceito de Nicho ao estudo do desenvolvimento na velhice enfocando o cuidado nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Trata-se de pesquisa descritiva realizada em uma ILPI filantrópica, com cinco cuidadoras, por meio de observação das práticas de cuidado, além de questionários e escalas para avaliar o ambiente, crenças e conhecimentos sobre o idoso. Os resultados foram: cuidadoras com idade média de 48,2 anos; baixa escolaridade; práticas de cuidado inadequadas; baixo nível de conhecimento; visão negativa sobre autonomia e independência; ambiente precário, física e socialmente, com pouca interação entre as idosas e o banheiro como o pior avaliado. Os dados demonstram a inter-relação entre os subsistemas e permitem concluir que os subsistemas do conceito de Nicho de Desenvolvimento podem ser utilizados para discutir as possibilidades desenvolvimentais na velhice e em contexto de ILPI. Sugere-se ampliação do estudo.

Keywords : Nicho de desenvolvimento; Idoso; Instituição de longa permanência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License