SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Predictors of social skills and behavioral problems in childrenRepresentations of transposition São Francisco River in the state of Paraíba press author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PEREIRA, Sara; COSTA, Raquel; TOJAL, Catarina  and  TENDAIS, Iva. Primeiras interações: um estudo comparativo entre mães e pais. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 98-109. ISSN 1809-5267.

ENQUADRAMENTO: A qualidade da interação mãe/pai-bebé é um factor determinante do desenvolvimento da criança. OBJECTIVO: descrever e comparar os padrões de interação mãe-bebé e pai-bebé. MÉTODOS: Para o efeito ao 2º e 6º mês após o parto realizaram-se gravações das interações face a face entre mãe e bebé e entre pai e bebé. RESULTADOS: a qualidade do comportamento das mães na interação é significativamente mais adequada do que a dos pais na interação aos 6 meses. CONCLUSÃO: Estar atento à qualidade da interação mãe-bebé e pai-bebé é crucial para potenciar desenvolvimento normativo da criança.

Keywords : Interação mãe [pai-bebé]; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License