SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Preditores de habilidades sociais e problemas de comportamento em criançasRepresentações da transposição do rio São Francisco na imprensa paraibana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PEREIRA, Sara; COSTA, Raquel; TOJAL, Catarina  e  TENDAIS, Iva. Primeiras interações: um estudo comparativo entre mães e pais. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 98-109. ISSN 1809-5267.

ENQUADRAMENTO: A qualidade da interação mãe/pai-bebé é um factor determinante do desenvolvimento da criança. OBJECTIVO: descrever e comparar os padrões de interação mãe-bebé e pai-bebé. MÉTODOS: Para o efeito ao 2º e 6º mês após o parto realizaram-se gravações das interações face a face entre mãe e bebé e entre pai e bebé. RESULTADOS: a qualidade do comportamento das mães na interação é significativamente mais adequada do que a dos pais na interação aos 6 meses. CONCLUSÃO: Estar atento à qualidade da interação mãe-bebé e pai-bebé é crucial para potenciar desenvolvimento normativo da criança.

Palavras-chave : Interação mãe [pai-bebé]; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License