SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Early interactions: A comparative study between mothers and fathersCan creativity be measured?: Reflections on methods used and issues involved author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CARVALHO, Lauriston Araújo  and  MENANDRO, Maria Cristina Smith. Representações da transposição do rio São Francisco na imprensa paraibana. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 110-127. ISSN 1809-5267.

O presente estudo objetivou conhecer as representações sociais da transposição do rio São Francisco no Jornal da Paraíba entre 1999 e 2008. A coleta foi realizada no site do jornal, perfazendo um total de 1.346 reportagens. Para tratamento dos dados foi utilizado o software Alceste. Os resultados mostram discursos contra e a favor do projeto nos governos FHC e Lula. Os discursos contra o projeto dirigem-se ao estado degradado do rio São Francisco objetivado numa pessoa doente. Entidades civis e religiosas são os principais representantes desses discursos. Proferido por políticos, os discursos a favor do projeto ancoram-se no fenômeno da seca. A vazão do rio para saciar a sede e desenvolvimento econômico são elementos representacionais, que objetivados no nordestino retirante, defendem a transposição. Percebe-se então representações distintas nos dois governos, devendo ser entendidas juntamente aos grupos que as disseminam.

Keywords : Representação social; Transposição; Imprensa; Rio São Francisco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License