SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Representations of transposition São Francisco River in the state of Paraíba pressBrutalists Walytopias: operations for a savage clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

NAKANO, Tatiana de Cassia. A criatividade pode ser medida?: Reflexões sobre métodos utilizados e questões envolvidas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 128-145. ISSN 1809-5267.

A investigação da criatividade vem sendo, historicamente, marcada por questionamentos acerca da possibilidade de sua medida. Com o objetivo de discutir questões referentes à avaliação desse construto, seus benefícios, métodos mais comumente utilizados (formal, informal, qualitativo, quantitativo, objetivo e subjetivo), aspectos envolvidos (cognitivos, conativos, emocionais, ambientais, performance criativa) e instrumentos disponíveis no Brasil, o texto foi elaborado. Traz ainda algumas recomendações para a área. Apresenta argumentos que defendem a possibilidade de avaliar a criatividade de forma válida e precisa, por meio de diferentes métodos e técnicas, a fim de que seus vários componentes possam ser abrangidos, concluindo acerca da necessidade de que a avaliação seja vista como um processo, sujeito a influência dos padrões e valores culturais.

Keywords : Aptidão; Pensamento divergente; Avaliação psicológica; Testes psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License