SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Can creativity be measured?: Reflections on methods used and issues involvedThe performance of the bond in the Social Assistance Policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MACERATA, Iacã Machado; COSTA, Luis Artur  and  SILVA, Rodrigo Lages e. Walytopias brutalistas: operações para uma clínica selvagemWalytopias brutalistas: operaciones para una clínica salvaje. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 146-160. ISSN 1809-5267.

O processo civilizatório tem se sustentado sob o pressuposto de que a constituição de Aparelhos de Estado são conquistas evolutivas do ponto de vista dos coletivos. Tal premissa desqualifica os modos de organização dos chamados "bárbaros" ou "selvagens", em seu funcionamento dispersivo, descentralizado e assimétrico. No que tange à emergência da clínica psicológica, especialmente na sua interface com as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de "risco" ou "vulnerabilidade social", vemos operar um princípio similar. Apresentamos nesse texto uma abordagem crítica dessa distinção hierárquica, tomando como inspiração alguns operadores artístico-poéticos enunciados por Waly Salomão e Hélio Oiticica, notadamente a chamada "polinização cruzada" e o "pan-cinema permanente", no intuito de apontar possibilidades para um encontro entre prática clínica psicológica e políticas públicas que esteja mais próximo de uma "clínica comum" do que de uma razão civilizatória.

Keywords : Clínica Psicológica; Barbárie; Políticas Públicas; Waly Salomão; Hélio Oiticica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License