SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Walytopias brutalistas: operações para uma clínica selvagemVinculação aos pais, adversidade na infância e desenvolvimento de psicopatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RODRIGUES, Luciana  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. A performance do vínculo na Política de Assistência Social. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 161-174. ISSN 1809-5267.

O vínculo familiar e comunitário é meta que perpassa todas as normatizações da Política Nacional de Assistência Social. Frente a essa centralidade, o artigo investiga, a partir das proposições dos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Teoria Ator-Rede, a produção do vínculo como objeto da Política através da descrição e análise dos diferentes atores envolvidos em seu documento de referência para a temática: o Caderno "Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos". Compreendemos que o vínculo não é um mero laço ou associação, mas um objeto imaterial que ganha existência porque constantemente sustentamos redes de práticas que o produzem. Através dessa descrição, visualizamos a performance de três versões de vínculo circunscritas a esfera do poder, do afeto e da ética. Três diferentes versões que oferecem distintos modos de intervenção aos profissionais da Assistência Social, bem como, geram diferentes experiências aos usuários dos serviços socioassistenciais.

Palavras-chave : Performance; Vínculo; Assistência Social; Psicologia; Teoria Ator-rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License