SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1A performance do vínculo na Política de Assistência SocialEmpatia em cuidadores de idosos por meio do Teste Pfister índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Fatima Marques  e  MOTA, Catarina Pinheiro. Vinculação aos pais, adversidade na infância e desenvolvimento de psicopatologia. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 175-192. ISSN 1809-5267.

O presente estudo teve como principal objetivo analisar o papel da qualidade da vinculação aos pais na associação entre experiências adversas na infância e sintomatologia psicopatológica em adultos. A amostra foi constituída por 511 indivíduos com idades entre os 25 e os 50 anos de idade (M = 34,69; DP = 7,82). Para a recolha dos dados recorreu-se a questionários de autorrelato. Os resultados sugerem que a qualidade da vinculação aos pais e as experiências adversas na infância são relevantes na predição de sintomatologia psicopatológica (depressão, somatização e ansiedade). Os resultados serão analisados à luz da teoria da vinculação, considerando a importância das experiências adversas na infância na compreensão dos processos psicopatológicos na adultícia.

Palavras-chave : Vinculação; Adversidade na infância; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License