SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Vinculação aos pais, adversidade na infância e desenvolvimento de psicopatologiaExpectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LAMPERT, Claudia Daiane Trentin  e  SCORTEGAGNA, Silvana Alba. Empatia em cuidadores de idosos por meio do Teste Pfister. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 193-205. ISSN 1809-5267.

As disposições empáticas são essenciais para a assistência qualificada dos idosos. Este estudo buscou verificar se cuidadores formais apresentavam esta habilidade, de acordo com o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), e examinar a associação deste instrumento com o Inventário de Empatia (IE). Participaram 10 mulheres, média de idade de 46,3 anos (DP = 9,5), cuidadoras em Instituições de Longa Permanência. Constatou-se a presença de empatia, sensibilidade afetiva com recursos de controle e manejo de ansiedade, e um funcionamento cognitivo e emocional mais maduro. Houve correlação negativa moderada entre o fator Altruísmo e o aspecto formal formação (r = -0,65, p = 0,04), correlação positiva moderada entre o fator Sensibilidade Afetiva e o aspecto formal estrutura (r = 0,63, p = 0,04). A avaliação da empatia com o uso do Pfister trouxe uma compreensão ampliada das características de personalidade das cuidadoras, e sua utilização para este fim foi assegurada.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Teste das pirâmides coloridas; Traços de personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License