SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Empatia em cuidadores de idosos por meio do Teste PfisterPaternidade afetivamente inscrita: modalidades de interação na relação pai-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SOARES, Adriana Benevides et al. Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 206-223. ISSN 1809-5267.

Este trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica.

Palavras-chave : Expectativas Acadêmicas; Adaptação Acadêmica; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License