SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino SuperiorPersonalidade e bem-estar subjetivo de trabalhadores: moderação da regulação emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Carine Valéria Mendes  e  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. Paternidade afetivamente inscrita: modalidades de interação na relação pai-bebê. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 224-238. ISSN 1809-5267.

Considerando a emergência de uma nova paternidade, caracterizada pela atuação do pai como um cuidador da criança, este artigo discute o contexto de interação na relação entre dois pais e seus respectivos filhos(as). Dessa forma, a análise apresentada se baseia: nos registros de observações realizadas na casa das famílias durantes os 3 primeiros meses de idade do bebê; e nas transcrições das entrevistas realizadas no último mês de gestação e no terceiro mês de idade da criança. Por meio da análise do material e considerando a perspectiva psicossocial do estudo, elaborou-se a categoria paternidade afetivamente inscrita que expressa a correlação entre os cuidados providos pelos pais diante das demandas de seus bebês e suas posições em diferentes modalidades de interação. Ressalta-se, a coexistência de referenciais arcaicos e atuais no exercício da paternidade contemporânea e a necessidade de aprofundamento dos estudos em torno da relação pai-bebê.

Palavras-chave : Paternidade; Bebês; Relações pai-criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License