SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Paternidade afetivamente inscrita: modalidades de interação na relação pai-bebêPesquisas transculturais em psicologia do desenvolvimento: considerações teórico-metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RIBEIRO, Wilma Raquel Barbosa; GONDIM, Sônia Maria Guedes  e  PEREIRA, Cícero Roberto. Personalidade e bem-estar subjetivo de trabalhadores: moderação da regulação emocional. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 239-259. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa objetivou testar o papel moderador de dois modos de regulação emocional - regulação ascendente de emoções positivas e regulação descendente de emoções negativas - na predição do bem-estar subjetivo (BES), tendo como variável antecedente traços de extroversão e neuroticismo. Participaram 310 trabalhadores selecionados de modo não aleatório. Na coleta de dados foram utilizados: o Inventário dos cinco grandes fatores, a Escala de bem-estar subjetivo, e o Perfil de regulação emocional. Efetuaram-se análises descritivas, de correlações e regressões múltiplas. Foram identificados efeitos moderadores da regulação ascendente de emoções positivas nas relações entre os dois traços de personalidade e o BES. A utilização de estratégias ascendentes beneficiou o BES de trabalhadores com traços de introversão e neuroticismo, de modo direto, aumentando o bem-estar subjetivo geral, ou indireto, diminuindo os níveis de afetos negativos.

Palavras-chave : Regulação emocional; Personalidade; Bem-estar subjetivo; Trabalhadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License