SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Personalidade e bem-estar subjetivo de trabalhadores: moderação da regulação emocionalHumor mórbido: defesa e tradução do horror na Shoah índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GOMES, Lauren Beltrão et al. Pesquisas transculturais em psicologia do desenvolvimento: considerações teórico-metodológicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 260-275. ISSN 1809-5267.

A cultura e os contextos sociais são aspectos importantes na investigação de fenômenos concernentes ao desenvolvimento humano. Tem-se como objetivo apresentar considerações teórico-metodológicas, baseadas na experiência de uma pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros e canadenses, acerca dos procedimentos adotados na produção científica envolvendo a Psicologia Transcultural e a Psicologia do Desenvolvimento, apontando desafios e possibilidades para superá-los. Salienta-se a importância da adequação da pesquisa para diferentes culturas e recomenda-se atentar para os seguintes procedimentos: definição do tema de pesquisa, escolha e adaptação dos instrumentos de medida, definição do construto, treinamento dos pesquisadores e estudo piloto. A indicação de critérios dessa natureza tem como objetivo aprimorar a sistematização e descrição de estudos transculturais na área da Psicologia do Desenvolvimento para que se possam produzir resultados consistentes e válidos.

Palavras-chave : Comparação transcultural; Psicologia intercultural; Psicologia transcultural; Adaptação de instrumentos; Pesquisa transcultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License