SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Pesquisas transculturais em psicologia do desenvolvimento: considerações teórico-metodológicasImpulso destrutivo e ambiente: Winnicott em diálogo com Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CASEMIRO, Fúlvio César  e  MARTINEZ, Viviana Carola Velasco. Humor mórbido: defesa e tradução do horror na Shoah. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 276-290. ISSN 1809-5267.

Analisamos o humor mórbido produzido pelas vítimas dos campos de concentração nazistas, durante a catástrofe social que foi a Shoah, do ponto de vista da defesa, proposta por Freud, com o engrandecimento do ego, a preservação da integridade narcísica do ego, e como forma ímpar de extrair prazer da própria dor. E do ponto de vista da tradução psíquica do sexual, a partir da Teoria da Sedução Generalizada de J. Laplanche. Trata-se tanto da tradução do excesso transmitido pelo algoz, violência extrema, como da retradução do próprio polimórfico perverso reativado nas vítimas. Discutimos o paradoxo que se instala, pois, se por um lado o humor mórbido teria uma função defensiva e tradutiva do excesso para quem o produz e para quem ri dele, por outro, pode representar um ato de agressão e revitimização de quem se ri.

Palavras-chave : Psicanálise; Humor mórbido; Teoria da sedução generalizada; Shoah; Trauma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License