SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número1Humor mórbido: defesa e tradução do horror na Shoah índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Impulso destrutivo e ambiente: Winnicott em diálogo com Freud. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.1, pp. 291-304. ISSN 1809-5267.

Objetivando compreender a trajetória teórica que levou Winnicott, ao final de sua obra, a tecer um franco diálogo com a teoria freudiana, o artigo apresenta as elaborações do autor sobre os processos emocionais primitivos, os quais devem ser entendidos como emergentes a partir das negociações empreendidas entre o impulso original agressivo do bebê e os modos como o Ambiente o maneja e sustenta a possibilidade de que, no processo de diferenciação Eu/Não eu, a destrutividade signifique a criação dos mundos interno e externo, uma vez o Ambiente sobreviva à sua própria destruição. Destaca que, à função paradoxal destrutividade/criatividade, Winnicott conecta o entendimento de pulsão de morte, postulada por Freud, como princípio desagregador necessário ao devir psíquico. À (in)destrutividade do Ambiente, o autor recorre à proposta freudiana sobre a presença paterna como elemento imprescindível ao processo de singularização. Conclui indicando a existência de uma continuidade/descontínua entre as teorias dos autores.

Palavras-chave : Impulso destrutivo; Ambiente; Pulsão de morte; Função paterna; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License