SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Enseñanza de la psicología en cursos de medicina en BrasilPosición social de adolescentes y la creencia en el mundo justo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

TURRI, Geovanna Santana de Souza  y  FARO, André. Crenças em saúde acerca do exame do toque retal. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 49-64. ISSN 1809-5267.

Este trabalho buscou identificar as principais crenças de homens acerca do Exame do Toque Retal (ETR), comparando as respostas de homens que o fizeram (G1) e dos que ainda não o fizeram (G2). Utilizou-se um questionário sociodemográfico e clínico, além da técnica de evocação de palavras. No G1, as evocações relacionadas à suscetibilidade, gravidade e benefícios do exame foram mais enfatizadas. Já no G2, destacaram-se as crenças voltadas à suscetibilidade e aos benefícios de realizar o exame. Os dados encontrados sugerem que fazer o ETR pode reforçar alguns estereótipos em relação aos aspectos negativos do exame, porém não anula os aspectos positivos. Deve-se levar em consideração a relação paciente-profissional, bem como a condução do profissional durante a realização do ETR, já que barreiras podem estar sendo reforçadas nessa situação. Enfim, aponta-se para a necessidade de trabalhar a temática da busca pelo ETR não só com a população-alvo, mas também com os profissionais de saúde.

Palabras clave : Modelo de crenças em saúde; Exame do Toque Retal; Câncer de próstata.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License