SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Crenças em saúde acerca do exame do toque retalA "popularização" do perfil dos estudantes de Psicologia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

WACHELKE, João. Posição social de adolescentes e a crença no mundo justo. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 65-80. ISSN 1809-5267.

A crença no mundo justo geral é um modo de entender a realidade segundo o qual as relações humanas são justas. O trabalho foi uma pesquisa exploratória que investigou a adesão de 736 estudantes de ensino médio de Uberlândia, Minas Gerais, à crença no mundo justo geral. Os participantes responderam a uma versão adaptada da Escala Global de Crenças no Mundo Justo. Foram calculadas estatísticas descritivas referentes às proporções de resposta globais e de posições sociais que combinavam renda familiar e escolaridade materna. Os resultados indicaram que os estudantes tendem a discordar da existência de um mundo justo geral, à exceção de um indicador que estabelece que o esforço é recompensado, o que foi interpretado como um princípio meritocrático que possivelmente orienta uma crença no mundo justo pessoal. Os participantes de posições sociais desfavoráveis tenderam a aderir mais à crença no mundo justo, o que pode se mostrar como um modo de enfrentar os desafios da realidade.

Palavras-chave : Crença no mundo justo; Adolescentes; Classes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License