SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2La "popularización" del perfil de los estudiantes de Psicología en BrasilIdentidad y lugares de memoria en el Museo de la Inmigración Pomerana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

BAKMAN, Gizele. Notas sobre ser um avô no século XXI. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 96-110. ISSN 1809-5267.

A contemporaneidade é um tempo marcado pela complexidade e diversidade nas relações interpessoais. A geração atual dos avós, como os demais membros de uma família, não dispõe de normas e modelos elaborados de como se posicionar frente as mudanças sociais. Neste artigo mostro, através de uma das entrevistadas realizadas para a pesquisa de doutorado cujo título é: Avós, adoção e religião: laços familiares na contemporaneidade, como o ser avô, nos dias de hoje, também está atravessado pela complexidade social. Esta posição pode ser vivida de forma paradoxal para aqueles em que seu papel de homem e provedor seja ainda visto como um modelo a ser seguido mesmo nos novos formatos de ser e estar em família.

Palabras clave : Avós; Adoção; Famílias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License