SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Notas sobre ser um avô no século XXIDiagnóstico diferencial da melancolia em Freud e Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VARGAS, Rosimary Paula Ferreira; CASTRO, Alexandre de Carvalho; GIORGI, Maria Cristina  e  VIANA, Marcele Linhares. Identidade e lugares de memória no Museu da Imigração Pomerana. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 111-126. ISSN 1809-5267.

Este artigo tem como objetivo analisar o Museu da Imigração Pomerana de Santa Maria de Jetibá - em seu papel de guardião da história de um povo, testemunhando o passado e se transformando em princípio de ação do presente para o futuro - como lugar de memória e esquecimento de dinâmicas racistas e étnico-raciais, desde eixo analítico fundamentado em Pierre Nora e seu conceito de Lugares de Memória. Os resultados evidenciaram memórias do grupo pomerano que se fazem presentes como elementos de preservação identitária, e também esquecimentos, como o da questão do negro e do racismo, estritamente vinculados à imigração pomerana por conta do projeto de branqueamento e das políticas de imigração de fins do século XIX e princípios do XX.

Palavras-chave : Relações étnico-raciais; Museu de Imigração Pomerana; Identidade social; Lugar de memória; Política de branqueamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License