SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue2Identity and sites of memory in the Museum of the Pomeranian ImmigrationQuality of life and health aspects in pantaneiros workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LUSTOZA, Rosane Zétola. Diagnóstico diferencial da melancolia em Freud e Lacan. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 127-140. ISSN 1809-5267.

Em Luto e Melancolia, Freud propõe como três premissas básicas da melancolia: a perda do objeto, a ambivalência afetiva e a identificação com o objeto perdido. Tais critérios constituem condição necessária, mas não suficiente para o estabelecimento do diagnóstico. Partindo do ensino de Lacan, que supõe uma diferença estrutural entre as psicopatologias, surge a necessidade de distinguir claramente a melancolia da depressão neurótica. Assumindo que a melancolia é um tipo clínico da psicose, esse trabalho visa delimitar os critérios para um diagnóstico diferencial, contemplando as contribuições lacanianas sobre o tema. Além disso, propõe-se um retorno à leitura de Freud através de Lacan, para quem o objeto perdido é repensado a partir da noção de objeto a. Conclui-se que a certeza psicótica é a quarta premissa da melancolia.

Keywords : Melancolia; Psicose; Diagnóstico estrutural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License