SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Identidad y lugares de memoria en el Museo de la Inmigración PomeranaCalidad de vida y Aspectos de salud en trabajadores del Pantanal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

LUSTOZA, Rosane Zétola. Diagnóstico diferencial da melancolia em Freud e Lacan. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 127-140. ISSN 1809-5267.

Em Luto e Melancolia, Freud propõe como três premissas básicas da melancolia: a perda do objeto, a ambivalência afetiva e a identificação com o objeto perdido. Tais critérios constituem condição necessária, mas não suficiente para o estabelecimento do diagnóstico. Partindo do ensino de Lacan, que supõe uma diferença estrutural entre as psicopatologias, surge a necessidade de distinguir claramente a melancolia da depressão neurótica. Assumindo que a melancolia é um tipo clínico da psicose, esse trabalho visa delimitar os critérios para um diagnóstico diferencial, contemplando as contribuições lacanianas sobre o tema. Além disso, propõe-se um retorno à leitura de Freud através de Lacan, para quem o objeto perdido é repensado a partir da noção de objeto a. Conclui-se que a certeza psicótica é a quarta premissa da melancolia.

Palabras clave : Melancolia; Psicose; Diagnóstico estrutural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License