SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue2Differential diagnosis of melancholia in Freud and LacanMaria da Penha Law, multidisciplinary team and protective measures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

GUIMARAES, Liliana Andolpho Magalhães et al. Qualidade de vida e aspectos de saúde em trabalhadores pantaneiros. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 141-157. ISSN 1809-5267.

O pantanal é uma região dominada pelas águas e desafiadora por suas características. Neste ambiente de difícil acesso se insere o trabalhador pantaneiro. O presente estudo pesquisou aspectos de saúde e qualidade de vida nesses trabalhadores. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, de corte transversal e amostra por conveniência (59 trabalhadores de três fazendas pantaneiras). Foram aplicados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico-Ocupacional, Questionário de Aspectos sobre o Estado de Saúde (construído para esse estudo) e o SF-36. Quanto a QV resultados apontam melhor avaliação para o Componente Físico comparado ao Mental, e piores resultados nos domínios dor e vitalidade, que aliados ao alerta dos aspectos de saúde para a questão da paciência, levam a dirigir cuidados à saúde integral desses trabalhadores, além da necessidade de continuidade dos estudos sobre tal população.

Keywords : Qualidade de vida; Aspectos de saúde; Trabalhadores; Pantanal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License