SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Diagnóstico diferencial da melancolia em Freud e LacanLei Maria da Penha, equipe multidisciplinar e medidas protetivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GUIMARAES, Liliana Andolpho Magalhães et al. Qualidade de vida e aspectos de saúde em trabalhadores pantaneiros. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 141-157. ISSN 1809-5267.

O pantanal é uma região dominada pelas águas e desafiadora por suas características. Neste ambiente de difícil acesso se insere o trabalhador pantaneiro. O presente estudo pesquisou aspectos de saúde e qualidade de vida nesses trabalhadores. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, de corte transversal e amostra por conveniência (59 trabalhadores de três fazendas pantaneiras). Foram aplicados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico-Ocupacional, Questionário de Aspectos sobre o Estado de Saúde (construído para esse estudo) e o SF-36. Quanto a QV resultados apontam melhor avaliação para o Componente Físico comparado ao Mental, e piores resultados nos domínios dor e vitalidade, que aliados ao alerta dos aspectos de saúde para a questão da paciência, levam a dirigir cuidados à saúde integral desses trabalhadores, além da necessidade de continuidade dos estudos sobre tal população.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Aspectos de saúde; Trabalhadores; Pantanal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License