SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue2Maria da Penha Law, multidisciplinary team and protective measuresVariables and methodologies within spousal homicide's studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SOUZA, Camila  and  MOREIRA, Virginia. Tristeza, depressão e suicídio melancólico: a relação com o Outro. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 173-185. ISSN 1809-5267.

O suicídio é um fenômeno complexo que engloba diversas esferas da vida do sujeito por meio de aspectos psicológicos, biológicos, culturais, existenciais etc. Dentre os fatores associados ao suicídio, destacam-se a relação com transtornos mentais em 90% dos casos, e o quadro psiquiátrico mais frequente, que é a depressão, uma enfermidade que se espalha velozmente ao redor do globo. Na perspectiva da Clínica do Lebenswelt, este artigo tem como objetivo discutir as diferenças entre os quadros de tristeza, depressão e melancolia sob a ótica do autor francês Arthur Tatossian, descrevendo a relação que o depressivo estabelece com o Outro como forma de distanciamento do mundo, levando-o ao suicídio. Concluímos que o paradoxo que emerge na experiência suicida na depressão melancólica pode ser acessado por meio de uma perspectiva clínica que considere as múltiplas possibilidades de ser do depressivo, as quais compõem o seu mundo vivido mediante relação intersubjetiva com o Outro.

Keywords : Tristeza; Depressão; Melancolia; Suicídio; Fenomenologia clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License