SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Lei Maria da Penha, equipe multidisciplinar e medidas protetivasVariáveis e metodologias no estudo do homicídio conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SOUZA, Camila  e  MOREIRA, Virginia. Tristeza, depressão e suicídio melancólico: a relação com o Outro. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 173-185. ISSN 1809-5267.

O suicídio é um fenômeno complexo que engloba diversas esferas da vida do sujeito por meio de aspectos psicológicos, biológicos, culturais, existenciais etc. Dentre os fatores associados ao suicídio, destacam-se a relação com transtornos mentais em 90% dos casos, e o quadro psiquiátrico mais frequente, que é a depressão, uma enfermidade que se espalha velozmente ao redor do globo. Na perspectiva da Clínica do Lebenswelt, este artigo tem como objetivo discutir as diferenças entre os quadros de tristeza, depressão e melancolia sob a ótica do autor francês Arthur Tatossian, descrevendo a relação que o depressivo estabelece com o Outro como forma de distanciamento do mundo, levando-o ao suicídio. Concluímos que o paradoxo que emerge na experiência suicida na depressão melancólica pode ser acessado por meio de uma perspectiva clínica que considere as múltiplas possibilidades de ser do depressivo, as quais compõem o seu mundo vivido mediante relação intersubjetiva com o Outro.

Palavras-chave : Tristeza; Depressão; Melancolia; Suicídio; Fenomenologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License