SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Tristeza, depressão e suicídio melancólico: a relação com o OutroOnde dói?: O sentido da dor para médicos e residentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

TRIDAPALLI, Ana Laura; ROCHA, Natália Lorenzetti da; RUFFIER, Laura Cardoni  e  MARTINS-BORGES, Lucienne. Variáveis e metodologias no estudo do homicídio conjugal. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 186-203. ISSN 1809-5267.

O homicídio conjugal é um tipo de homicídio que ocorre em uma relação de intimidade - casamento, união estável ou namoro - podendo ser atuado durante a relação ou em contexto de separação do casal. Este trabalho tem o objetivo de identificar as principais variáveis e metodologias utilizadas nas pesquisas sobre homicídio conjugal publicadas em periódicos científicos. Recorreu-se a uma revisão sistemática da literatura em sete bases de dados nacionais e internacionais. Foram investigados os artigos publicados entre os anos 2011 a 2015 que apresentavam resultados de estudos empíricos e identificou-se 43 artigos. Os resultados apontam que as variáveis mais abordadas foram as factuais e as sociodemográficas. Quanto ao delineamento metodológico, predominou a abordagem quantitativa. Os estudos contam com amostras pequenas decorrentes da escassez de informações oficiais, o que leva à dificuldade em se pensar em prevenção de novos casos de homicídio conjugal.

Palavras-chave : Homicídio conjugal; Homicídio entre parceiro íntimo; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License