SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Variáveis e metodologias no estudo do homicídio conjugalEstilos interpessoais de trabalhadores em diferentes ambientes ocupacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BATISTA, Henrique Shody Hono; RIBEIRO, Thiago Oliari  e  FREITAS, Joanneliese de Lucas. Onde dói?: O sentido da dor para médicos e residentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 204-218. ISSN 1809-5267.

A avaliação da dor pode variar entre médicos e pacientes. Para compreender os sentidos que médicos atribuem à dor de seus pacientes, seis médicas foram entrevistadas e seus relatos submetidos a análise qualitativa, pelo método fenomenológico de Giorgi. Os resultados evidenciaram que a estrutura do sentido da dor se constitui centralmente pela ambiguidade, que atravessa não apenas o seu sentido conceitual, mas também a clínica e a intervenção. As análises indicam que as dificuldades enfrentadas pelos médicos na avaliação da dor são intensificadas pela falta de evidências objetivas e por seu caráter ambíguo e subjetivo, dependente do relato. Indicam também conflito entre a clínica e os paradigmas que sustentam explicações fisiológicas da dor. Conclui-se que o paradigma organicista é questionado pelo fenômeno doloroso que exige avaliação fundamentada em uma relação empática, na qual o critério avaliativo se sustente na confiança no relato do paciente e não apenas em dados objetivos.

Palavras-chave : Dor; Sofrimento; Medicina; Psicologia fenomenológico-existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License