SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Onde dói?: O sentido da dor para médicos e residentesIntercessão entre políticas: psicologia e produção de cuidado nas políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAGALHAES, Mauro de Oliveira  e  BRITO, Fernanda de Souza. Estilos interpessoais de trabalhadores em diferentes ambientes ocupacionais. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 219-235. ISSN 1809-5267.

A importância crescente do trabalho em equipe destaca a necessidade de melhor compreender os relacionamentos interpessoais em contextos laborais. Esta pesquisa teve por objetivo investigar se há diferenças de estilo interpessoal entre trabalhadores de diferentes ambientes ocupacionais, testando hipóteses derivadas do modelo de personalidade e ambientes ocupacionais de J. Holland. Os estilos interpessoais são padrões comportamentais para obter aceitação e influência sociais. Participaram 125 trabalhadores distribuídos em quatro equipes - setor de marketing jornalístico, fábrica de equipamentos mecânicos, serviço de saúde e serviço burocrático - que responderam ao Inventário de Estilos Interpessoais (ESEI). Os resultados foram consistentes com previsões teóricas. Trabalhadores em contextos mais normatizados exibiram estilos interpessoais menos gregários em comparação a trabalhadores dedicados a atividades pouco estruturadas e com maior interação social.

Palavras-chave : Estilos interpessoais; Trabalho em grupo; Ambientes de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License