SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Estilos interpersonales de trabajadores en distintos ambientes ocupacionalesEfecto del alcohol en la ilusión de la máscara cóncava: una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; NEVES, Claudia Elizabeth Abbês Baeta  y  PAULON, Simone Mainieri. Intercessão entre políticas: psicologia e produção de cuidado nas políticas públicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 236-250. ISSN 1809-5267.

Este texto tem como objetivo discutir o cuidado no campo das políticas públicas, com especial enfoque à inserção da psicologia nas políticas de saúde e de assistência social. Apresenta, para tanto, a complexidade e tensões que se atualizam neste campo, na medida em que coexistem práticas de cuidado e modos de gestão paradoxais: de um lado, práticas e processos singulares que insistem na produção de autonomia; de outro, práticas de controle que sustentam relações de poder gerenciadoras da vida. Sob tal perspectiva, entende-se que o Estado neoliberal lança mão de estratégias normatizadoras, que administram a desigualdade social e naturalizam a miséria e a vulnerabilidade. Concluímos destacando a importância de se considerar essas tensões produzidas na interface entre produção de subjetividade e política. Deste modo, a ampliação do campo de trabalho da psicologia com as políticas públicas permite afirmar práticas de cuidado em conexão com processos que favorecem a expansão de vida.

Palabras clave : Políticas públicas; Poder; Autonomia; Intervenção social; Cuidado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License